Sintra Economia 20/30

Ats_vistas de Sintra
Taxa municipal turística em Sintra | Plataforma de registo
21 de Junho, 2019
Turismo: Desafios para o Futuro!
19 de Maio, 2019
Sintra Economia 20/30
No dia 26 de outubro de 2018, realizou-se no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, o Congresso de Atividades Económicas “Sintra Economia 20/30”, cujo intuito foi o debate sobre o desenvolvimento económico, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica no Concelho de Sintra.
Estiveram presentes 4 áreas das atividades económicas de Sintra: a agricultura, o comércio, a indústria, os serviços e o turismo.
No grupo de trabalho do Turismo, a Associação de Turismo de Sintra (ATS), tendo como representante a Presidente da Associação, Joana Pascoal, foi a porta voz das conclusões decorrentes das diversas reuniões do grupo, sendo este constituído por elementos da Câmara Municipal de Sintra, dos Parques Sintra Monte da Lua, Grupo André Jordan, Arribas Sintra Hotel, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Hotel Penha Longa.

O objetivo do grupo de trabalho do turismo era o de ponderar sobre os desafios do presente, contribuir para a reflexão de uma estratégia para o futuro e apresentar soluções para o crescimento económico do concelho de Sintra.

Deste modo, apresentou-se um diagnóstico e soluções para serem monitorizadas ao longo do tempo pelas entidades oficiais, constatou-se a necessidade e urgência de efetuar um plano estratégico para o setor, focou-se a necessidade em apostar fortemente no digital e na criação de um observatório para estudo do perfil do turista que visita a região.



Para além destas temáticas, abordou-se também a pertinência em equilibrar o turismo residente e o turismo excursionista, a problemática da mobilidade e a necessidade de criar um gabinete dentro da Câmara Municipal de Sintra para o tratamento exclusivo de licenciamentos e investimentos relacionados com a atividade turística e hotelaria.

Texto
Catarina Caracol
 
shares